Riachuelo
Riachuelo é um município brasileiro do estado de Sergipe. Localiza-se a uma latitude 10º43'42" sul e a uma longitude 37º11'14" oeste, estando a uma altitude de 37 metros. Sua população estimada em 2004 era de 8 740 habitantes. Possui uma área de 150,64 km².
História
Riachuelo possui cerca de 79 km².
Existem duas versões para o nome Riachuelo. A primeira é que o povoado estava localizado entre três rios. São os rios Sergipe, Cotinguiba e Jacarecica, formando assim um elo, portanto, Riachuelo. A outra versão e mais aceita é em homenagem a batalha decisiva da guerra do Paraguai vencida pelo Almirante Barroso chamado Batalha naval do Riachuelo.
O município era conhecida como PINTOS em função da influência do engenho do português Mesquita Pìnto. A família dos Pintos chegara na região por volta de 1590.
Foi um município rico e tinha grande importância no cenário nordestino. Por estar localizado entre os rios Sergipe, Cotinguiba e Jacarecica, os Pintos se tornou grande produtor de açúcar, algodão e gado.
Devido ao grande crescimento econômico, principalmente pelo cultivo da cana, em 6 de maio de 1872, o povoado Pintos é transformado em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Riachuelo e dois anos depois seria transformada em Vila de Riachuelo e deixando assim de pertencer ao município de Laranjeiras. Nesta época seu poder econômico superou Maruim e Laranjeiras, vivendo assim uma grande fase na indústria açucareira.
Com a implantação da República, a Vila passa a ser cidade e vive seus momentos áureos até o início do século passado. Devido a facilidade dos portos e a chegada das ferrovias em Aracaju, Riachuelo, Maruim e Laranjeiras começam a entrar em declínio tornando-se assim um município decadente, pobre e esquecido. Em função disso, no censo de 1950 a população de Riachuelo tinha em torno de 8 mil habitantes, e depois de cinquenta anos a população continuava a mesma.
O município já foi o maior produtor de açúcar cristal, tecido e aguardente de Sergipe, e chegou a possuir três locomotivas para o transporte da cana de açúcar, além de ter possuído ferrovias, era dotada de boa malha viária e transporte através dos rios. Chegou a ter também uma grande produção de farinha de mandioca. Segundo dados oficiais as usinas e pequenas fábricas chegaram e empregar mais de mil trabalhadores.
Riachuelo também teve um comércio influente no estado, em função da cana. Os armazéns de secos e molhados eram bastante sortidos e considerado os melhores da região do Cotinguiba e que apesar da riqueza não possuía uma estrutura arquitetônica muito boa e o calçamento das ruas eram irregulares. Foi a terceiro município a ser eletrificada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco e por isso possuía um excelente Cine-Teatro Municipal.
O município sempre teve o Hospital de Caridade de Riachuelo, mantido por associação beneficente que também mantinha a maternidade Dr. Silvio César Leite. O abrigo de Menores Antônio Leite que cuidava de menores, foi uma instituição marcante no município.
Riachuelo também teve um passado de glória no futebol com o Riachuelo Futebol Clube e foi campeão invicto e absoluto do estado de Sergipe em 1941, título jamais alcançado por outra agremiação.
No dia 8 de dezembro é comemorado a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição. Outras festas comemorativas são Bom Jesus dos Navegantes por conta da influência dos rios para o município, e a de São Benedito por influência da grande população negra que trabalhava na cana de açúcar.
Riachuelo teve grandes filhos ilustres e saíram de lá governadores como José Rollemberg Leite e Paulo Barrete de Manezes, senadores, deputados federais e estaduais, juristas, médicos como Adolfo Rabelo Leite e poetas, como José Santo Souza mais conhecido como Santo Souza.
Patrimônio cultural
O Município de Riachuelo possui um monumento tombado em nível federal, ou seja pelo IPHAN7 desde 23 de março de 1943. Trata-se da capela de Nossa Senhora da Conceição do Antigo Engenho da Penha, localizado na zona rural.
Não se sabe a data da construção do engenho e capela, mas se presume que nos últimos anos do século XVIII. Alguns autores atribuem a data de sua construção a 1795.8
Possui duas torres sineiras, frontão com volutas e óculo central. A portas e janelas almofadadas possuem verga em arco abatido sob ornatos com volutas. A escadaria de acesso à igreja foi construída com tijolos e facão. O altar-mor é bastante trabalhado com colunas salomônicas, dossel, lambrequins, torno e maquineta, e sacrário. Seu estilo é o da talha neoclássica baiana (meados do século XIX).
Apesar do seu grande valor histórico e artístico o monumento está a longos anos abandonado e em precário estado de conservação. E lembramos que o atual proprietário das terras e conseqüentemente da capela tombada é o Governo do Estado de Sergipe, que de acordo com a constituição estadual deveria proteger e zelar pelo Patrimônio Cultural Sergipano (e neste caso também nacional).
Ao percorrermos a estrada que liga a Capela da Penha à sede municipal, também passamos por uma ruína de uma outra capela rural, a chamada "Santana", com características estilísticas do século XVIII ou início do XIX.
O município também possui outros bens de valor histórico como casas-grandes, engenhos e chaminés de antigas fazendas produtoras de cana-de-açúcar.
Livro: "Riachuelo Passado de Riquezas"
Foi lançado na noite de sábado passado, na cidade de Riachuelo, "na Quadra de Esportes Mestre Etelvino o livro de autoria de Antônio Martins Bezerra – ‘Riachuelo Passado de Riquezas’. No livro o pedagogo e escritor traça um panorama histórico sobre o município distante 30 km de Aracaju.
Segundo o autor do livro, foram necessários pouco mais de 18 meses de pesquisa para se chegar ao produto final, que é prefaciado pela secretária Especial de Políticas para Mulheres, Maria Teles dos Santos. No livro o leitor encontrará um resgate histórico desse pequeno território sergipano, com abordagem da economia, da cultura e dos ilustres filhos da terra na área da medicina, esporte e política.
“Riachuelo foi uma das mais influentes cidades sergipanas no final do século XIX e início do século XX, por conta da indústria açucareira, sobretudo do Engenho Central. Além de discorrer sobre a importância dessa vertente econômica, também chamo a atenção para personalidades como o senador Leite Neto, Manoel Prado Vasconcelos, Paulo Barreto de Menezes, Augusto César Leite e José Rollemberg Leite, onde traço uma mini biografia”, conta.
"Este é o primeiro livro sobre Riachuelo nesses moldes e a intenção é que ele seja utilizado nas escolas como paradidático", diz o autor. A tiragem inicial foi de 1000 exemplares e a publicação contou com apoio de algumas Instituições". (sindimed). [Fonte: Com dados do Jornal da Cidade].
Postagem original na página do Facebook em 2 de abril de 2012.
“Antigas fichas do Engenho Central Riachuelo do Estado de Sergipe, valor de 200 e 2000 réis, peças consideradas bem escassas! Testemunhas do poder econômico que tinham os senhores de engenhos de açúcar no nordeste do Brasil, desde tempos coloniais até o séc. XX! Emitiam sua própria moeda, para que circulasse nas cidades que iam aparecendo ao redor das engenhos, alimentadas pela riqueza que eles produziam, e vivendo em função dessa economia. As fichas acabavam circulando mesmo como dinheiro em todas essas localidades. No séc. XVIII, tempos coloniais, Sergipe tinha 25 engenhos. A coisa foi prosperando, e em 1880, chegava já a contar com 140 engenhos, que eram a base econômica do Estado (tal como Pernambuco e outros Estados do NE do Brasil, que tinham como carro chefe das exportações o açúcar)” (http://www.forum-numismatica.com/viewtopic.php?f=60&t=35158)
Riachuelo
|
Por conta da cana e da política, o município que era chamado de 'Pintos' já foi um dos mais importantes do Nordeste
|
O município já foi o maior produtor de açúcar cristal, tecido e aguardente de Sergipe, e chegou a possuir três locomotivas para o transporte da cana de açúcar. Além de ferrovias, era dotado de boa malha viária e transporte através dos rios Sergipe, Cotinguiba e Jacarecica. Também chegou a ter uma grande produção de farinha de mandioca.
Riachuelo foi a terceira cidade a ser eletrificada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco e por isso possuía um excelente Cine-Teatro Municipal. O município também teve um passado de glória no futebol com o Riachuelo Futebol Clube e foi campeão invicto e absoluto do estado de Sergipe em 1941.
Turismo
No dia 8 de dezembro é comemorado a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição. Outras festas comemorativas são Bom Jesus dos Navegantes por conta da influência dos rios para o município, e a de São Benedito por influência da grande população negra que trabalhava na cana de açúcar.
O município possui um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 23 de março de 1943. Trata-se da capela de Nossa Senhora da Conceição do Antigo Engenho da Penha, localizada na zona rural. Não se sabe a data da construção do engenho e capela, mas alguns autores defendem que tenha sido em 1795. Seu estilo é o da talha neoclássica baiana (meados do século XIX).
http://www.infonet.com.br/saojoao/2009/ler.asp?id=85831&titulo=municipios2009
Foi lançado na noite de sábado passado, na cidade de Riachuelo, "na Quadra de Esportes Mestre Etelvino o livro de autoria de Antônio Martins Bezerra – ‘Riachuelo Passado de Riquezas’. No livro o pedagogo e escritor traça um panorama histórico sobre o município distante 30 km de Aracaju.
Segundo o autor do livro, foram necessários pouco mais de 18 meses de pesquisa para se chegar ao produto final, que é prefaciado pela secretária Especial de Políticas para Mulheres, Maria Teles dos Santos. No livro o leitor encontrará um resgate histórico desse pequeno território sergipano, com abordagem da economia, da cultura e dos ilustres filhos da terra na área da medicina, esporte e política.
“Riachuelo foi uma das mais influentes cidades sergipanas no final do século XIX e início do século XX, por conta da indústria açucareira, sobretudo do Engenho Central. Além de discorrer sobre a importância dessa vertente econômica, também chamo a atenção para personalidades como o senador Leite Neto, Manoel Prado Vasconcelos, Paulo Barreto de Menezes, Augusto César Leite e José Rollemberg Leite, onde traço uma mini biografia”, conta.
"Este é o primeiro livro sobre Riachuelo nesses moldes e a intenção é que ele seja utilizado nas escolas como paradidático", diz o autor. A tiragem inicial foi de 1000 exemplares e a publicação contou com apoio de algumas Instituições". (sindimed)
Fonte: Com dados do Jornal da Cidade
Patrimônio cultural[
O Município de Riachuelo possui um monumento tombado em nível federal, ou seja pelo IPHAN7 desde 23 de março de 1943. Trata-se da capela de Nossa Senhora da Conceição do Antigo Engenho da Penha, localizado na zona rural.
Não se sabe a data da construção do engenho e capela, mas se presume que nos últimos anos do século XVIII. Alguns autores atribuem a data de sua construção a 1795.8
Possui duas torres sineiras, frontão com volutas e óculo central. A portas e janelas almofadadas possuem verga em arco abatido sob ornatos com volutas. A escadaria de acesso à igreja foi construída com tijolos e facão. O altar-mor é bastante trabalhado com colunas salomônicas, dossel, lambrequins, torno e maquineta, e sacrário. Seu estilo é o da talha neoclássica baiana (meados do século XIX).
Apesar do seu grande valor histórico e artístico o monumento está a longos anos abandonado e em precário estado de conservação. E lembramos que o atual proprietário das terras e conseqüentemente da capela tombada é o Governo do Estado de Sergipe, que de acordo com a constituição estadual deveria proteger e zelar pelo Patrimônio Cultural Sergipano (e neste caso também nacional).
Ao percorrermos a estrada que liga a Capela da Penha à sede municipal, também passamos por uma ruína de uma outra capela rural, a chamada "Santana", com características estilísticas do século XVIII ou início do XIX.
O município também possui outros bens de valor histórico como casas-grandes, engenhose chaminés de antigas fazendas produtoras de cana-de-açúcar.
http://cronistas-se.blogspot.com.br/2011/09/engenho-central-riachuelo-se.html
Foi encerrado ontem, (16), o projeto Vida Saudável na Escola Municipal Leonor Barreto Franco, que teve início em novembro do ano passado. Este projeto foi criado com o objetivo de orientar os estudantes a viver melhor e de forma saudável.
Durante a execução do projeto, também foram debatidos temas como sexualidade, obesidade, reciclagem, violência contra idosos, crianças e contra si mesmo.
Durante as atividades desta sexta-feira, os alunos realizaram teste de Glicemia, apresentaram trabalhos, entre outras atividades. Mais de 200 estudantes foram envolvidos.
A prefeitura de Riachuelo, através da secretaria municipal de Assistência Social vem promovendo ações para a melhoria da qualidade de vida da população, seja para crianças, adolescentes, pessoas em situação de vulnerabilidade social ou idosos. Um exemplo disso é que na última quinta-feira (11), a administração Cuidando de Você ofereceu ao grupo de idosos do projeto Reviver um dia de lazer no Balneário Cajueiro, em Itabaiana.
Confira a matéria completa em www.riachuelo.se.gov.br
A prefeita Cândida Leite, antes de transferir o cargo para o vice-prefeito Daniel Rezende, esteve na manhã desta segunda-feira (1ª) na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) para solicitar providências na melhoria do transporte público no município de Riachuelo. A comunidade vem enfrentando sérios problemas devido precariedade do atendimento ofertado pela empresa. A gestora foi recebida pelo diretor de Transportes Interestadual, Orlando Sérgio Vieira.
https://www.youtube.com/watch?v=geMMCBxDTgY
Município de Riachuelo
Aniversário 31 de março
Fundação 1874 (145 anos)
Gentílico riachuelense
Lema Actio ad labor
"Ação no trabalho"
Padroeiro(a) Nossa Senhora da Conceição
Prefeito(a) Cândida Leite[1] (MDB)
(2017 – 2020)
Localização
Riachuelo está localizado em: Brasil
Aniversário 31 de março
Fundação 1874 (145 anos)
Gentílico riachuelense
Lema Actio ad labor
"Ação no trabalho"
Padroeiro(a) Nossa Senhora da Conceição
Prefeito(a) Cândida Leite[1] (MDB)
(2017 – 2020)
Localização
Riachuelo está localizado em: Brasil
Riachuelo
Localização de Riachuelo no Brasil
10° 43' 40" S 37° 11' 13" O
Unidade federativa Sergipe
Mesorregião Leste Sergipano IBGE/2008[2]
Microrregião Baixo Cotinguiba IBGE/2008[2]
Municípios limítrofes Laranjeiras, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima e Areia Branca.
Distância até a capital 23 km
Características geográficas
Área 78 km² [3]
População 9 351 hab. IBGE/2010[4]
Densidade 119,88 hab./km²
Altitude 37 m
Clima Não disponível
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,617 médio PNUD/2010[5]
PIB R$ 110 495,309 mil IBGE/2008[6]
PIB per capita R$ 11 793,71 IBGE/2008[6]
Localização de Riachuelo no Brasil
10° 43' 40" S 37° 11' 13" O
Unidade federativa Sergipe
Mesorregião Leste Sergipano IBGE/2008[2]
Microrregião Baixo Cotinguiba IBGE/2008[2]
Municípios limítrofes Laranjeiras, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima e Areia Branca.
Distância até a capital 23 km
Características geográficas
Área 78 km² [3]
População 9 351 hab. IBGE/2010[4]
Densidade 119,88 hab./km²
Altitude 37 m
Clima Não disponível
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,617 médio PNUD/2010[5]
PIB R$ 110 495,309 mil IBGE/2008[6]
PIB per capita R$ 11 793,71 IBGE/2008[6]
*Acesse e Compartilhe*Escritor Reginaldo Paz
Blog
http://escritorreginaldopaz.blogspot.com.br/
Instagram
@escritor.reginaldo.paz
Twitter
@reginaldopazccb
Facebook
https://www.facebook.com/escritor.reginaldo.paz.ccb
E-mail
reginaldo2088@hotmail.com
Whatsapp
+55 79 99829 2022
#escritor_reginaldo_paz
Blog
http://escritorreginaldopaz.blogspot.com.br/
@escritor.reginaldo.paz
@reginaldopazccb
https://www.facebook.com/escritor.reginaldo.paz.ccb
reginaldo2088@hotmail.com
+55 79 99829 2022
#escritor_reginaldo_paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário